Projeto de Eletricidade

Alunos da E.E. Profª Nair Palácio de Souza


3º D - Ensino Médio - Noturno
DSC01048.JPG
Poderíamos definir de Casa Ecológica uma casa ecologicamente saudável, economicamente viável e que respondam as necessidades básicas de seus habitantes, integrando tecnologias modernas à velhos conhecimentos,com o máximo possível de conexão com o ambiente e menor impacto possível.
É muito importante que o impacto que uma casa pode causar ao meio ambiente seja o mínimo possível.
Um exemplo inicial é a utilização de matéria-prima disponível na própria localizada, como as populações indígenas faziam há milhares de anos. Deve-se pensar na utilidade que cada ponto da casa terá colocar as janelas de forma que se aproveite bem a iluminação do dia, procurar produzir o mínimo possível de resíduos (lixo) e quando o produzir fizer um gerenciamento para que ele possa ser (re)-utilizado. Uma alternativa é aproveitar a água das chuvas e também reutilizar as águas da pia com a utilização de filtros. Visar não produzir resíduos que não sejam reaproveitável. Utilizar energia renovável o máximo possível como também ter suficiência em água retirado do local da residência.
A sustentabilidade é um caminho e não um fim, então todos podemos ir construindo a casa aos poucos, mais o mais importante é que servirá de exemplos a serem seguidos por outras pessoas.